
Neuropsicologia
Os serviços de neuropsicologia abrangem avaliação e intervenção. A avaliação neuropsicológica é realizada com crianças, adolescentes e adultos com queixas de atrasos e/ou alterações no desenvolvimento, dificuldades de aprendizagem, déficit de atenção, entre outros. O objetivo é estabelecer padrões de funcionamento, identificando potencialidades e possíveis atrasos cognitivos gerais ou específicos que interfiram no funcionamento do indivíduo. A avaliação pode auxiliar tanto no processo de diagnóstico quanto na elaboração de estratégias, programas ou atividades para intervenção. Há duas modalidades de avaliação neuropsicológica: extensa e breve.
Ambas possuem 5 passos:
-
Agendamento por telefone ou por e-mail.
-
Entrevista com a família ou com o principal responsável pela criança ou adolescente. No caso de adultos, a entrevista é feita com o próprio cliente. Trata-se de uma entrevista inicial para identificação da queixa, dificuldades atuais e histórico do desenvolvimento.
-
Avaliação direta com o cliente.
-
Envio de questionários para a escola (quando necessário).
-
Devolutiva dos resultados da avaliação, entrega do relatório e encaminhamento para o atendimento necessário.
FORMA EXTENSA: Por volta de 8 a 10 encontros contemplando os 5 passos descritos acima. É realizada uma avaliação abrangente das habilidades cognitivas, considerado a inteligência, as funções executivas, atenção, cognição social, memória, linguagem e habilidades acadêmicas de leitura, escrita e aritmética.
FORMA BREVE: Por volta de 5 a 6 encontros contemplando os 5 passos descritos acima. É realizada uma avaliação direcionada às habilidades relacionadas à queixa apresentada.
A intervenção é realizada após a avaliação neuropsicológica, considerando quais foram as dificuldades relatadas e a partir delas é elaborado um planejamento.
-
Agendamento da 1ª consulta por telefone ou e-mail.
-
Realização da 1ª consulta - Entrevista com os pais ou responsável para levantamento das queixas e dos resultados da avaliação neuropsicológica.
-
Realização da 2ª consulta - conhecer o cliente, discutir suas dificuldades e o planejamento das intervenções.
-
Intervenção - Estratégias/programas/atividades para desenvolvimento de habilidades que estão deficitárias. O tempo e o número de atendimentos por semana serão estabelecidos a cada caso.
-
Reavaliação - Após o período de intervenção, é necessário reavaliar as habilidades trabalhadas a fim de se verificar a continuidade ou não da intervenção.

Avaliação e Intervenção Psicopedagógica
Atendimento psicopedagógico individualizado a crianças, adolescentes e adultos que possuem queixas de dificuldades de aprendizagem, com base na Psicopedagogia, Psicologia Cognitiva e Neuropsicologia Cognitiva.
O atendimento clínico pressupõe 5 passos:
-
Agendamento da 1ª consulta (por telefone).
-
Realização da 1ª consulta - Entrevista com os pais para levantamento das queixas (problemas de aprendizagem).
-
Avaliação - Com base na queixa apresentada, é necessário investigar o nível do desenvolvimento de diferentes habilidades relacionadas com a aprendizagem. Por volta de 8 a 10 sessões. Pode ser necessário o encaminhamento para outros profissionais, a fim de se fechar um diagnóstico.
-
Intervenção - É traçado então um planejamento de ações para o desenvolvimento das habilidades deficitárias, identificadas por meio da avaliação realizada. Por volta de 5 a 6 meses, dependendo do caso.
-
Reavaliação - Após o período de intervenção, que varia de acordo com cada caso, é necessário reavaliar as habilidades trabalhadas a fim de se verificar a continuidade ou não da intervenção.

Avaliação Interdisciplinar
Triagem por meio de avaliação interdisciplinar breve com profissionais da psicologia, neuropsicologia e psicopedagogia a crianças e adolescentes que possuem queixas de dificuldades de aprendizagem ou comportamentais.
A avaliação interdisciplinar pressupõe 4 passos:
-
Entrevista inicial com pais e/ou responsáveis para análise da queixa.
-
Encontros com o paciente para avaliação de diversas habilidades envolvidas na análise da queixa. Geralmente são avaliadas as habilidades cognitivas e emocionais.
-
Entrevista na escola para análise da queixa (quando necessário).
-
Devolutiva para a família e para a escola (quando necessário) com encaminhamentos e orientações.

Supervisões
As supervisões podem ser realizadas em duas modalidades: individual ou em pequenos grupos (3 a 4 pessoas). Ambas são realizadas em casos de neuropsicologia ou psicopedagogia. As frequências das supervisões são agendadas em função de cada caso ou conforme a demanda do grupo.